Bela Vista (MS) poderá ficar sem candidato a prefeito
Os três pré-candidatos a prefeito de Bela Vista (310 km de Campo Grande) - Francisco Emanuel, mais conhecido como Chico Maia (PT), Abraão Zacarias (PMDB) e Fernando Jorge (PR) - tiveram os registros indeferidos e o município pode ficar sem candidato ao cargo.
Os postulantes estão sendo notificados hoje para apresentar suas defesas e o juiz eleitoral da cidade, Caio Márcio de Britto, deverá sentenciar os processos em 20 dias.
Mesmo com o risco de serem considerados inelegíveis, os pré-candidatos estão autorizados a fazer campanha normalmente, segundo o juiz eleitoral. “Mas eles correm o risco de ter o trabalho jogado fora”, afirma.
A candidatura de Chico Maia foi indeferida porque teve a prestação de contas rejeitadas à época em que foi prefeito de Caracol (2001-2004). Fernando Jorge é acusado de não ter se descompatibilizado do serviço público dentro do prazo.
E Abrão Zacarias teve uma sentença condenatória, porém passível de recurso. A condenação de Abrão Zacarias é por crimes praticados enquanto prefeito, pelo emprego de dinheiro público de forma irregular.
Mesmo se tiverem o registro negado por Caio Márcio de Britto, os candidatos poderão recorrer aos tribunais regional e superior eleitoral.
O juiz eleitoral disse que ainda não estudou a possibilidade de a cidade ficar sem candidatos e que por isso não sabe informar quem assumiria a prefeitura no caso de ausência de postulantes.
Também existe a possibilidade de um candidato ser eleito sem que o TSE tenha avaliado o recurso do postulante. Com isso, um candidato recém eleito seria considerado inelegível criando outra situação inusitada na cidade.
Campo Grande News