Bela Vista: radialista é preso por injúria contra prefeito
Midiamax
O locutor e diretor administrativo da estação de rádio FM 92,5 Moacir Paredes Gil foi preso ontem (23) preventivamente por injúria por determinação do juiz da 17ª Zona Eleitoral de Bela Vista, Caio Márcio de Britto. A sede da rádio é em Bella Vista Norte, no Paraguai, que faz fronteira com o município. Moacir está detido na Delegacia de Polícia Civil de Bela Vista. O mandado de prisão foi cumprido por agentes do DOF (Departamento de Operações de Fronteira).
O radialista é acusado de no dia 16 de agosto de 2008 durante seu programa de rádio cometer injúria contra o prefeito de Bela Vista José Garibaldi da Rosa Neto (PDT). A transmissão ofensiva teve duração de aproximadamente uma hora, onde juntamente com seu entrevistado Edson Medeiros de Moraes, ex-prefeito do município, teriam difamado a imagem do atual prefeito.
O conteúdo das declarações transmitidas contra José Garibaldi se deveria a motivos políticos, já que em alguns trechos da entrevista o locutor e seu entrevistado citam o nome do candidato a prefeito Abraão Armoa Zacarias (PMDB). De acordo com o despacho do juiz, Moacir é correligionário de Abraão Zacarias.
A prisão preventiva foi decretada para impedir o locutor de divulgar em seu programa de rádio fatos inverídicos com relação a candidatos ou partidos políticos, podendo exercer influência do eleitorado do município.
A emissora FM 92.5 está localizada no Paraguai, porém o prefeito José Garibaldi baseou-se no artigo 6º do Código Penal Brasileiro que considera como local da prática do crime tanto o lugar onde ocorreram os fatos, como também o lugar onde se produziu ou deveria produzir os resultados. A rádio tem abrangência em toda faixa de fronteira, com grande público em território nacional.
Com informações do Blog Portal Bela Vista