Diap aponta Dagoberto como deputado federal sul-mato-grossense mais influente no Congresso Nacional e um dos 100 mais do país
O deputado federal sul-mato-grossense Dagoberto (PDT-MS) é o único deputado do Estado que está na lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. A relação dos "cabeças" do Congresso Nacional é elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), e foi divulgada hoje.
Segundo o Diap, são incluídos na lista os parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de qualidades e habilidades. Entre os atributos considerados, o Diap destaca a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações.
Entre elas estão a participação ativa de Dagoberto na votação do reajuste de 7,7% para as aposentadorias, o fim do fator previdenciário e o projeto Ficha Limpa, do qual o parlamentar sul-mato-grossense foi um dos articuladores para que a proposição fosse votada rapidamente.
A escolha dos nomes leva em consideração o cargo ocupado pelo parlamentar no Congresso, a influência sobre os demais colegas na tomada de decisões e o envolvimento na discussão de matérias relevantes, de interesse da sociedade. Ao todo, são elencados 69 deputados e 31 senadores. Do total, 22 são do PT, legenda com maior número de representantes na lista, seguido pelo PMDB (17) e PSDB (14).
“Este é o reconhecimento do trabalho que realizado em Brasília, feito por uma entidade independente que tem, entre suas funções, acompanhar e cobrar a atuação dos parlamentares na Capital federal nas questões nacionais”, enfatizou o parlamentar sul-mato-grossense após saber da lista do Diap.