quinta-feira, 18 de abril de 2013

Apresentação do livro "Teoria Sistêmica Ecológica Cibernética - Uma Visão Holistica da Enfermagem" de Rosalda Paim - Professora Ana Abrahão

APRESENTAÇÃO


Professora Ana Abrahão


Professora, Drª Rosalda Cruz Nogueira Paim, contribuiu com seus estudos, de forma ímpar para a construção da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Graduação e Pós-Graduação de Enfermagem. Exerceu sua atividade como docente e pesquisadora por mais de 50 anos na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Atuando como docente em disciplinas de Materno-Infantil, Metodologia da Pesquisa e Administração.
Em 1974, revisando o pensamento de Wanda de Aguiar Horta, Rosalda Cruz Nogueira Paim conclui pelo fato de que a Teoria das Necessidades Básicas (NHB) é insatisfatória para orientar os objetivos da assistência de enfermagem. Para Rosalda Paim é impossível a enfermagem atender às NHB dos indivíduos; mantendo-se restrita à especialidade da enfermagem hospitalar, a autora defende que o factível é reconhecer e atender às necessidades gerais, comuns a todas as pessoas hospitalizadas e às necessidades específicas, relacionadas à doença de cada uma delas.
Na proposta da Drª Rosalda Paim, universal e particular não são apartados. Articulados formam o conceito de necessidades globais ou necessidades de assistência de enfermagem.
As bases lógica, metodológica e epistemológica do pensamento tanto de Wanda de Aguiar Horta quanto de Rosalda Paim, encontramos hoje em diferentes trabalhos da área de enfermagem como, por exemplo, a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). A Teoria proposta pela Drª Rosalda Paim é aceita e incorporada pela comunidade acadêmica, com ampla circulação nacional.
Professora Rosalda Paim é autora de vários títulos, dentre eles: Metodologia Científica em Enfermagem e Enfermagem Ecológica, este último aplicável às discussões sobre Infecções Hospitalares.
Drª Rosalda contribuiu para a construção da democracia nacional, como deputada Estadual (RJ) no período de 1983-1987, sendo autora de diversas Leis. Como: dispõe sobre a proibição de propaganda de retribuição pecuniária de doadores de sangue e dá outras providências (1985). Uma das primeiras ações concretas para barrar a epidemia do HIV/AIDS que se iniciava naquela época, assim como para barrar a exploração desumana das pessoas que comercializavam sangue. Também a lei de 1986 que dispõe sobre a afixação nos estabelecimentos que lidam com gêneros alimentícios, de cartazes, indicando o órgão de fiscalização sanitária, ao qual estão jurisdicionados; lei de 1985 que dispõe sobre a implantação e funcionamento de alojamentos conjuntos nas maternidades do estado e dos municípios; outra que dispõe sobre a instalação e funcionamento de comissão de infecção hospitalar (1986); lei que dispõe sobre a criação de conselhos comunitários em todas as unidades de saúde, de educação e de assistência social da administração direta e indireta do estado do rio de janeiro (1986), entre outras.
Por seus serviços voltados à área Materno-Infantil, a Creche Comunitária da Prefeitura de Niterói em parceria com a Universidade Federal Fluminense, atende a população próxima a Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa leva o nome de Rosalda Paim, bem como, o auditório da Escola de Enfermagem.
Recentemente Drª Rosalda, 2012, recebe o título de Cidadã do Estado do Rio de Janeiro da Câmara de Deputados do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ – das mãos da Deputada Estadual Enfermeira Rejane de Almeida, título, requerimento pela deputada Graça Matos.
O corpo Docente, Discente e de Funcionários da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense sente-se honrado pelo legado de conquistas e inovações no campo da pesquisa em enfermagem, deixado pela Drª Rosalda Paim no curso de graduação em enfermagem e na construção da Pós-Graduação. Uma pesquisadora que pautou a vida acadêmica e pública pela busca do novo, comprometido com a melhoria das condições de vida e saúde da sociedade e sempre à frente do seu tempo, com ideias arrojadas e perspectiva inovadora.

Ana Abrahão
Diretora da EEAAC/UFF
2011/2015


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial